05
ABR
Como projetar o futebol em Campinas após a quarentena?

Em período de quarentena, é enorme a torcida para que o medicamento 'hidroxicloroquina' abranda os males do coronavírus.

Caso seja apenas um paliativo e fiquemos neste lenga-lenga, pressupõe-se que reflexão sobre as coisas seja inevitável.

Na nossa realidade do futebol, qual o exercício de futurologia?

Ponte com futuro comprometido
Ponte com futuro comprometido

Vai ficar do mesmo tamanho ou terá abalo? Seria abalo suportável ou aquele de tremer na base?

Se a quarentena se estender por semanas, a economia será destroçada.

Nesta hipótese, a previsão de clubes profissionais de pequeno porte se transformarem em amadores com 'grife' é real.

Neste raciocínio, o que reservaria a clubes de estrutura média como Ponte Preta e Guarani?

Revisão de conceitos de gastos será imprescindível, principalmente se prevalecer tendência de escassez de receitas de televisão, patrocinadores, bilheterias e programas de sócio-torcedores.

TORCEDORES

E os torcedores, como vão reagir?

Aquele fanatismo pelo clube do coração continua intacto, ou a mexida no bolso modifica conceitos?

Ainda prevalecerá a máxima do treinador italiano Arrigo Sacchi de o futebol [profissional] ser a coisa mais importantes entre as menos importantes?

Mercenarismo da classe representativa da boleirada, quando da recusa de redução de 25% dos salários, fará o torcedor olhar para os seus ídolos com outros olhos?

E aqueles que pegaram trauma por aglomerações, continuarão a frequentar estádios?

AMADORZÃO

Ainda na hipótese de quarentena prolongada, e convencionando-se encurtamento da representação dos clubes profissionais de Campinas, estariam segmentos do futebol amador preparados para aproveitar o vácuo e discursarem sobre a validade de trazer 'desertores' às comunidades de bairros, representadas por clubes?

Até a década de 80 o Amadorzão de Campinas foi espelho no contexto regional, com vasto espaço na mídia impressa.

À época havia suporte da Polícia Militar, direcionando viaturas e homens às praças esportivas, mantendo-as sob controle.

Com abandono desta prática, adeptos da selvageria transformaram palco de jogos em praça de guerra.

Logo, houve dispersão da mídia.

RESGATE

Nos últimos anos o Amadorzão resgatou minimamente do muito que havia perdido.

Resta saber se, em havendo 'desertores' do futebol profissional, dirigentes de ligas amadoras de Campinas saberão como atraí-los.

Demonstrativo de desintoxicação nos palcos de jogos é imprescindível. Igualmente questiona-se se não há arbitragem viciada. Por fim, o bom marketing recomenda que evoquem o salutar pós-jogo, de animadas resenhas nas comunidades.

Nelas, molha-se as palavras literalmente.

MEMÓRIAS DO FUTEBOL

João Marcos: Memórias do Futebol
João Marcos: Memórias do Futebol
Coluna de áudio Memórias do Futebol está atualizada com duas postagens. A mais recente sobre o então goleiro João Marcos, morto no dia dois passado, em Botucatu.

João Marcos foi um alcoólatra que parecia incorrigível, mas deu um bico na bebida e até dava palestra. Ele morreu aos 66 anos de idade.

Por distração assumida, não foi atualizada a coluna de áudio da semana passada, que focaliza o saudoso lateral-direito Perivaldo.

Alô você, como dizia o radialista Fernando Vannuci: não queira usar o blog como 'boca de aluguel' pra cunho político. Tô 'tisourando' os seus abusos.

  • Todinho
    07/04/2020 15:29

    Como projetar ? Simples : O time de Neverland caí para segundona kkkkkkkk...simples assim !

  • LÉO - PR
    06/04/2020 23:52

    se não bastasse a falencia do futebol masculino no brasil com a praga da lei pelé, agora tem futebol feminino tbm pedindo ajuda da CBF,me desculpa mais futebol feminino não dá.

  • João da Teixeira
    06/04/2020 23:51

    Ô Zanelli, gosto de fazer trocadilhos, mas não foi a intenção agora. Provavelmente digitei errado ou o corretor de palavras trocou o Zanelli por Zambelli, mas não foi essa a intenção. Me perdoe se houve um mal estar na troca pelá Zambelli. Pois é Zanelli, sei como é angustiante essa presença indesejada do Corona, mas o que tem de gente desesperada para voltar ao trabalho. Medo da perda do emprego, passando fome, o desespero está batendo na porta. E se tem filho pequeno então?

  • João da Teixeira
    06/04/2020 23:50

    Amadorzão está garantido após o Corona, afinal é lazer, então as coisas voltam ao normal. O problema está no profissional. As empresas vão retornar se recompondo das perdas. Não será prioridade, num primeiro momento, propaganda, por isso o reaquecimento será bem lento. O Poupa Tempo acabou com os despachantes, a Netflix acabou com as locadoras, o Uber acabou com os taxistas, o Corona acabou com o emprego formal e o virou virtual. É muita coisa para a população de um país, que

  • João da Teixeira
    06/04/2020 23:49

    ...É muita coisa para a população de um país, que não preparou sua população para a mudanças do mercado moderno, imaginem por mudanças desesperadora, que exigem flexibilidade e conhecimentos. A molecada jovem despreparada está num "arroz desgraçado" com o momento atual. Não estavam preparados e nem esperava por esse baque.

  • Marco da Macaca
    06/04/2020 23:49

    A Universidade Federal de Pelotas dará, no final de maio maio, uma estimativa mais precisa do número de casos no Brasil até o fim da epidemia. Estima-se que hoje só 10% dos casos são computados oficialmente. Isto é, o número de contaminados no Brasil pode ser até 10 vezes maior.

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    06/04/2020 18:11

    PARA JOÃO DA TEIXEIRA NÃO CONFUNDA ARIOVALDO ZANELLI COM CARLA ZAMBELLI – DEPUTADA FEDERAL- CHAMA-SE CARLA ZAMBELLI SALGADO, FUNDADORA DO MOVIMENTO DO IMPEACHMENT DO EX-PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF (FUNDADORA DO MOVIMENTO NAS RUAS) DE RIBEIRÃO PRETO, 39 ANOS. CARO COLEGA NÃO SOU DESSE TIPO DE GENTE E SIM UMA PESSOA CONTRA UM SERIAL KILLER. SOU CONTRA UMA FAMILIA CHAMADA BOLSONARO. TUDO QUE ESCREVO É FATO E NÃO FAKE, APENAS SOU BEM INFORMADO...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    06/04/2020 18:11

    ... CARO COLEGA GOSTARIA DE SABER QUAL A SUA INTENÇÃO DE COLOCAR ZAMBELLI E NÃO ZANELLI. POIS ELA É JOVEM COM 39 ANOS E EU SOU IDOSO COM 73 ANOS. VOCÊ É MUITO INTELIGENTE, MAS FOI MUITO INFELIZ NA SUA NARRAÇÃO. MINHA ESPOSA FAZ UM TRABALHO MUITO IMPORTANTE PARA OS IDOSOS DOENTES EM RESIDÊNCIAS E HOSPITAIS, LEVA COMUNHÃO. SABE MUITO BEM O QUE É UTI, É MUITO TRISTE. PORTANTO PEÇO FIQUEM EM CASA. ABRAÇOS

  • Marco da Macaca
    06/04/2020 17:54

    Por um lado, a Cloroquina não funcionará como antiviral no Covid-19, assim como não funcionou em nenhum dos vírus anteriores. Mas a Cloroquina pode ser (muito) útil para abaixar a pesada resposta do organismo humano à presença do Coronavírus, diminuindo as lesões pulmonares e outras sequelas.

  • Marco da Macaca
    06/04/2020 17:53

    Uma esperança: países como o Brasil e a Índia, com vacinação obrigatória contra tuberculose já na Maternidade, podem ser beneficiados nesta epidemia. E vamos lembrar: a esperança é a última que morre.

  • João da Teixeira 1
    06/04/2020 17:51

    Tinha uma frase usada por chefes, que dizia:"Não faltem muito ao trabalho para que o dono da empresa não perceba que seu serviço não é tão importante para ela funcionar". Pois é gente, com muitas empresas prestadoras de serviço e comércio em geral estão sendo obrigadas, a fórceps, amontar a toque de caixa, suas atividades de forma digital. Ninguém gosta de mudanças, mas acabam sendo obrigados e acabam vendo com essa mudança suas atividades ficam com menos gastos com manutenção

  • João da Teixeira 2
    06/04/2020 17:44

    ...menos gastos com manutenção, como água, energia, insumos, aluguéis, vale transporte, refeições etc. Mudaram para a plataforma digital, gostaram e aí..., bom, pergunto para vcs, as coisas voltarão ao que era? Para quem está dando certo, dificilmente voltará, é se está dando certo para muitos, quem não consegui se adaptar, vão perder mercado, vão querer que dê certo, vendo onde erraram etc, mas que dificilmente as coisas voltarão ao que era, isso não tenho dúvida. O empregado

  • João da Teixeira 3
    06/04/2020 17:40

    Os empregados deveram se adaptar a nova ordem das coisas e se não tiverem preparados, vão sofrer muito, pode ter certeza. Então é isso gente, não deixe o chefe achar que vc é substituível e mudar a rotina. Mais uma que esse corona vírus está aprontando, o home office generalizado.

  • João da Teixeira
    05/04/2020 22:22

    O agravamento do Coronavirus na Itália, Espanha e agora nos USA, está intimamente ligado à grande população da 3°idade e da temperatura ambiente. Pode ser que no Brasil a coisa não venha tão devastadora, apesar de não conhecermos a fundo o Covid19. Estudar, tentar entender, torcer, orar, tudo é válido contra o inimigo ínfimo e mortal. Me fez lembrar uma cena do desenho animado "A Espada era a Lei", qdo o Mago Merlin se transforma num vírus para lutar contra o dragão de Mme. Min

03
ABR
No cenário político, tem coisas estranhas no ar

Já que aquele punhado de bolas continua estocado em sacolão, dou-me folga para assuntos do futebol e revisto-me de crítico de assuntos gerais, preferencialmente o cenário político, que domina o cotidiano.

Portanto, cabe-me fazer três observações.

Lideranças partidárias da Câmara dos Deputados manobraram covardemente e tiveram endosso da mesa diretora daquela casa pra não acatar o destaque apresentado pelo deputado gaúcho Marcel Van Hatten (Partido Novo), que propunha destinação dos R$ 2 bilhões do Fundo Eleitoral ao Ministério da Saúde, para o combate ao coronavírus.

De certo isso você não viu com destaque na mídia. Também não viu cobrança enfática ao presidente Rodrigo Maia (DEM) para que o destaque fosse à votação, pois do contrário os parlamentares teriam que se expor no voto aberto, e sofreriam desgastes.

Pois essa gente que se faz de surdo e cego você votou em outubro passado.

Já que a vida representa eterno aprendizado, risque de seu caderninho essa gente que sequer tem índole.

CRÍTICAS PAGAS

Entende-se por democracia livre manifestação, por mais esdrúxula que possa parecer.

Talvez você tenha estranhado pessoas desconhecidas ocuparem espaço publicitário de seu facebook, para uma onda de críticas contra o presidente Bolsonaro.

Até de o indivíduo se manifestar no conjunto de seu grupo de amigo, coerente ou incoerentemente, é aceitável.

Convenhamos que pagar - através de informe publicitário - para atingir universo maior de pessoas é no mínimo esquisito, pra não citar outra coisa.

Sabe-se lá quem está por trás disso. Repito que pessoa física comprar espaço para crítica política é coisa que não cheira bem. Seriam 'laranjas'? Seria movimento orquestrado sabe-se lá por quem?

CPMF VEM AÍ?

Com o pânico do coronavírus, é praxe mandarem as pessoas ficar em casa, independentemente da faixa etária e se gozam de plena saúde.

Risco de iminente desemprego obrigou o governo federal antecipar-se à crise e socorrer parcialmente os mais afetados.

Desdobramento inevitável disso será um rombo sem precedentes nos cofres públicos, mas totalmente compreensível.

O que vem por aí quando esse verme 'bater asa' e fizer parte do passado?

Sabe aqueles 'percentuaiszinhos' que você deixava em cada operação bancária nos tempos do governo FHC?

Sim, o caminho natural é que você volte a ser confiscado, ou ainda tem dúvidas de que a CPMF será recriada?

Não pensou nisso, né?

Claro que pelo inoportuno momento ninguém vai antecipar mais um imposto, mas certamente será uma alternativa pra compensar o rombo avassalador nas contas do governo federal.

Medidas econômicas preventivas para diminuir o tamanho do impacto no emprego devem ser compensadas.

  • Tito
    06/04/2020 23:53

    Tento ler todos os comentários, interessante, noto que as duas torcidas também se resumem em esquerda e direita, do ponto de vista político, e tanto quanto na política, o destroçado pela corrupção tenta se levantar, enquanto o outro que ainda tem gordura pra queimar está se afundando pela má gestão. Os nossos clubes são imagens refletivas do país, aliás também tem gestores políticos e não técnicos.

  • serjao
    06/04/2020 17:59

    Mais um tapa na cara dos negacionistas: estudo feito por um órgão estratégico do Estado-Maior do Exército, o Ceeex (Centro de Estudos Estratégicos do Exército), indica o isolamento horizontal dos brasileiros, já adotado por vários governadores e prefeitos, como a medida mais adequada, neste momento, para tentar conter o aumento dos casos da Covid-19 no Brasil.

  • Luiz Otto Heimpel
    06/04/2020 17:54

    Marcio Discordo, Bolsonaro pode ser “tosco” mas a burrice da Dilma e insuperavel assim como o roubo do Lulaladrao e redorde mundial.Qual a alternativa, Ciro( o coronel louco) ou Haddad o poste ou Doria o oportunista? Apesar de nao ser o ideal, o atual e .melhor doque qualquer uma dessas alternativas

  • Marcio
    05/04/2020 23:56

    Luis Otto você está apenas esquecendo que o BozzoNero é a Dilma de calças só isso !!!

  • Marcio
    05/04/2020 23:55

    PARABÉNS ARIOVALDO ZANELLI, COMENTÁRIO SÁBIO E RESPONSÁVEL !!!

  • Marcio
    05/04/2020 23:55

    PARABÉNS ARIOVALDO ZANELL, COMENTÁRIO SÁBIO E RESPONSÁVEL !!!

  • Marco da Macaca
    05/04/2020 19:04

    A Suécia chegou sábado a 401 mortos pelo vírus e, ao menos 6830 casos. Então resolveram abandonar o espírito Bolsonaro e vão implantar a quarentena no país todo. Seus vizinhos, Dinamarca e Noruega estão tendo bons resultados com isolamento total responsável. Ainda assim a estimativa é de alguns milhares de mortos pela epidemia. A Suécia se pergunta: abrimos os olhos a tempo ou é tarde demais?

  • João da Teixeira
    05/04/2020 19:03

    Bolin, bolacho, bola em cima, bola embaixo... A preocupação do Zambelli, pela idade que tem, ou melhor nós temos, procede. O problema que ninguém quer uma suspensão da quarentena, apenas pontualizar melhor o público de risco. Tão perigoso é o coronavírus para as pessoas acima de 60, como é uma depressão para toda a população. Isso tem que ser esclarecido. A nossa vantagem que o vírus detesta temperatura acima dos 20°C e isso atenua sua transmissão. Por tudo isso a FPF não sabe

  • João da Teixeira
    05/04/2020 19:03

    ...Por tudo isso a FPF não sabe ainda o que fazer, mas qto mais demorar, mais a chances de acabar o campeonato antes do término desejado. Com isso a Ponte e seus torcedores "serão uns covardes" na cabeça dos fanáticos bugrinos e os bugrinos serão o "o único campeão dos rebaixados do século pelos fanáticos pontepretanos. Durma com um "baruio" desses... E viva os fanáticos, sem eles o futebol nao tinha graça nenhuma...

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    05/04/2020 16:41

    ALGUNS PRODUTOS QUE É USADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA. SULFATO DE ALUMINIO/SODA CAUSTICA EM ESCAMAS 99%/HIPOCLORITICO DE SÓDIO = REFERÊNCIA : CARBOCLORO - INDUSTRIA QUÍMICA. TODOS SÃO PRODUTOS QUÍMICOS USADOS PELAS EMPRESAS DE PORTE NO BRASIL PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E TAMBÉM EXISTEM CALDEIRAS. PORTANTO EXISTEM LOCAIS PERIGOSOS QUE SÃO PROIBIDOS O ACESSO.

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    05/04/2020 16:41

    ... COMO SABEM O PROCEDIMENTO DO DELEGADO DE SÃO PAULO QUE DIARIAMENTE PARTICIPA DO PROGRAMA DO DATENA, É A PESSOA MAIS RESPEITADA NO MEIOS POLICIAIS, USARAM MEIOS DE FORÇA PARA RETIRAR MASCARAS CONFORME LEI FEDERAL. VEJAM DO PERIGO QUE ESTAVAM PASSANDO OS POLICIAIS EM UMA INDUSTRIA QUE USA PRODUTOS QUIMÌCOS DENTRO DE SUAS PRODUÇÕES. EXISTEM PLACAS DE PERIGO EM TODO LUGAR E QUERIAM USAR A FORÇA PARA ENTRAR, E CHARAM DE SÃO PAULO UM REFORÇO POLICIAL...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    05/04/2020 16:40

    ... ATÉ NO ESTACIONAMENTO OS CARROS SÃO OBRIGADOS ESTACIONAR EM RÉ, DE FRENTE PARA QUALQUER PERIGO COM SAÍDAS RAPIDAS E NÃO PRECISAM FAZER MANOBRAS. TODAS EMPRESAS PRECISAM TER CIPA (SEGURANÇA DE VIDA). PRECISAM TER ENGENHEIROS DE SEGURANÇA. OBS.: CUIDADO COM AS CRIANÇAS E A POPULAÇÃO. É MUITO PERIGOSO. AJUDEM A NOSSA POPULAÇÃO. FIQUEM EM CASA. NÃO SEJAM EGOISTA.

  • serjao
    05/04/2020 16:40

    Ari, sobre seu título, "coisas estranhas no ar", vc conseguiria explicar pq a Rede Record, com apenas 12% da audiencia da TV aberta, recebeu em 2019 42% da verba de publicidade do governo federal? Digite no Google: CONJUR MP TCU SECOM, para ao final da reportagem ter acesso ao relatório do TCU q mostra esses dados. O governo federal foi questionado pelo MP. Pq o dinheiro dos contribuintes tem deixado o pastor Edir Macedo ainda mais rico?

  • Luiz Otto Heimpel
    05/04/2020 11:46

    Não sou fã da personalidade do presidente Bolsonaro,mas ele montou uma ´ótima equipe de governo.Depois do Lulaladrão e da Dilmanta até ele foi uma evolução.Depois de 16 anos de estrago e roubo ,PT nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    04/04/2020 22:07

    ESTOU PEGANDO PESADO COM O BLOG DO ARI PELO MOTIVO DO CORONAVÍRUS: FGV E FIOCRUZ APONTAM CAMPINAS COM ALTO POTENCIAL PARA EPIDEMIA E RECOMENDAM REFORÇO NA TESTAGEM. DESTACA QUE EM SÃO PAULO, ALÉM DA CAPITAL E SUA REGIÃO METROPOLITANA, CAMPINAS É A ÁREA COM MAIOR PROBALIDADE DE TER OU VIR A TER EPIDEMIA DA DOENÇA. UMA VEZ QUE EXISTE ATIVIDADE ALTA DE SINDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)...

« Anterior : [ 1 ] 2 3 4 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo