22
JUN
Volume de jogo da Seleção Brasileira no 2º tempo recomendava até goleada

Dirão que a Seleção Brasileira só venceu a Costa Rica na bacia das almas, em decorrência de os dois gols terem sido marcados nos acréscimos. Todavia, o seu volume de jogo recomendava goleada na partida desta sexta-feira, e não o placar por 2 a 0.

Torcedor brasileiro não precisava daquele suplício se, na conclusão de Gabriel Jesus, a bola não chocasse no travessão; se arremates de Neymar não terminassem com bola para fora e nas mãos do goleiro Navas; e se Phellipe Coutinho chutasse tão fraco uma bola em que geralmente coloca força e efeito, facilitando a defesa do goleiro adversário.

Claro que foi um jogo para reflexão do treinador Tite, da Seleção Brasileira, principalmente durante o primeiro tempo.

VARIAÇÃO

Se o ataque não flui devido à forte marcação adversária, é elementar que o treinador provoque variação de posicionamento de jogadores.

Por que fixação de Neymar, Phellipe Coutinho e avanços seguidos de Marcelo pelo lado esquerdo, se a marcação era forte sobre eles?

Por que não inverter o posicionamento de Coutinho para a direita, visto que individualmente Willian não correspondia e o lateral-direito Facner - sem ritmo de jogo - trabalhava apenas burocraticamente a bola?

Conta a favor de Tite ter controlado os impulsos do volante Paulinho para não se mandar descontroladamente ao ataque, guarnecendo mais o setor.

Faltava ao seu time, entretanto, o organizador das jogadas, tarefa que procurou atribuir a Coutinho, sem que ele tivesse a característica, e por isso havia retardamento do início da transição ao ataque.

É de se questionar se o meio-campista Renato Augusto não seria mais talhado de que Paulinho quer para defender, quer para organização das jogadas?

DOUGLAS COSTAS

A entrada de Douglas Costas no lugar de Willian quebrou a bem montada estrutura de marcação defensiva da Costa Rica.

Como o time brasileiro não fluía pela direita - pelos motivos expostos - os costariquenhos se desdobraram para marcar o lado esquerdo dos brasileiros.

Com o balanceamento ofensivo do Brasil a partir da entrada de Douglas Costas, foi quebrada a sobra de marcação da Costa Rica, pois a bola brasileira girava indistintamente dos dois lados

Logo, as brechas procuradas pelos brasileiros começaram a aparecer, e chances reais de gols foram criadas.

Também pensou racionalmente Tite quando sacou Paulinho para colocar o centroavante Firmino, pois assim o seu time teria, em última análise, o cabeceador para bolas alçadas.

NEYMAR

A cobrança de rendimento sobre Neymar tem sido desproporcional.

Neste jogo ele corrigiu a individualidade desnecessária, mas quando tentou o drible nas proximidades do gol adversário recebeu dupla marcação.

Tivesse no condicionamento físico normal, certamente se desvencilharia da marcação com conhecidas arrancadas, mas o tempo parado devido à lesão no dedinho do pé tirou-lhe o ritmo.

  • Mar
    24/06/2018 09:06

    Sem ironias ,hoje quero assinar em baixo os comentários do João da Teixeira,sobre ? Neymar boca de chupar pitanga.Essa não virá .podevira

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    24/06/2018 00:22

    A DIRETORIA DA PONTE ESTÁ BRINCANDO E ACHANDO QUE A TORCIDA É TONTA OU BURRA. NÃO ACREDITO O QUE ESTÁ ACONTECENDO, A PROMESSA DE JOGADORES DE PESO, CONTRATARAM: RUAN LATERAL, GOLEIRO YGOR VINHAS, E ATACANTE NETO COSTA...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    24/06/2018 00:22

    ... É DURO TORCER PARA A MACACA, QUE FINAL DE VIDA ESTOU PASSANDO, QUE VERGONHA E SOFRIMENTO. SERGIO CARNIELLI, CHEGOU A SUA HORA DE SAIR DA PONTE, DEIXA PARA O PESSOAL QUE REALMENTE GOSTA DA PONTE PRETA, A SUA ATITUDE DE PAGAR TODA DIVIDA DA PONTE ESTÁ CUSTANDO CARO HOJE, ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO. CASO TENHA CORAÇÃO E HUMILDADE, SAIA E TIRA A SUA CORJA DA PONTE PRETA URGENTE

  • Barba
    24/06/2018 00:11

    Síndrome do TILTE - só temos jogador machucado. Não chegou ter o R Augusto, Fagner, Neymar, Filipe Luís, etc.. e agora o salvador Douglas Costa também se contunde. Alguma coisa podre no reino do TILTE! Comissão técnica ruim..

  • Marcio
    24/06/2018 00:11

    GRANDE ALEMANHA ESSA SIM MOSTROU RAÇA E DETERMINAÇÃO, O RESTO É CAI CAI....

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:34

    Faz tempo que não via política misturada com futebol. Shakira e Xhaka jogadores da Suíça, mas de etnia Kosovo Albanesa e que desde 2008 querem se emancipar da Sérvia, usa como símbolo a águia da bandeira albanesa para as suas reivindicações qdo fizeram os gols da vitória sobre a Sérvia. Os sérvios não gostaram nada. Faz tempo que a Sérvia arruma confusão na Albânia para conseguir uma saída para o mar, o Adriático. Já vi esse filme por aqui, na Guerra do Paraguai...

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:33

    Olha o gás! Faltou o gás. Não dá para correr o tempo todo e aí com a falta de "pulmão", facilitou para o Brasil. Por sinal o Brasil aparenta estar com o preparo físico em dia, ou estão com um cilindro de oxigênio autônomo sob a camisa rs,rs. Falando em falta de gás, lembro que o Brasil está passando por um momento difícil com a falta de gás, mas o de cozinha. Aqui mesmo na região, o GLP está como a música do Martinho: "É devagar, é devagar! É devagar, devagar, devagarinho..."

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:33

    Como eu disse, Maia! Hipocrisia do garoto a toda prova. Pressão, que pressão? Pressão tem o pai de família que ganhando um salário mínimo, tem que segurar o rojão lá na casa dele e se bobear paga imposto ainda, além daqueles impostos já embutidos nos preço dos alimentos e serviços que ele necessita. Seu meio de transporte é um helicóptero, como se salvasse vidas andando por aí. Governo taxa esse cidadão da mesma forma que taxa o pai de família cujo transporte é uma bicicleta

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:32

    Ari, veja comentários sobre Neymar, ô Jr., nas mídias. "Neymar é mimado, resmungão, dramático e trapaceiro, quero que o Brasil se dane"; "Cada vez mais esse maloqueiro do Neymar mostra porque nunca será melhor do mundo. Tem qualidade, mas sem caráter algum, se fosse pobre era bandido sem dúvida!"; "O Brasil tem que perder essa copa, assim todos ficam revoltados e destronam os politicos desonestos que estão afundando o país. E o Neymar é o nosso instrumento. Por aí vc. vê e...

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:31

    cont. Por aí vc. vê como anda as coisas pelo lado do Junior e vc. quer ainda justificar o dedo quebrado, a meia rasgada e o ator fracassado. Só não foi expulso porque o juiz foi condescendente. O time do Brasil é tudo molecada, não tem ninguém para tranquilizar esse time em campo, é um barril de pólvora. É que os jogadores da Costa Rica não souberam irritar o time do Brasil e cavar a expulsão de uns três. Era só querer. Contra europeus, mais inteligentes, verás o que irão fazer

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:29

    A Dilma Rousseff em seu célebre discurso, sem sentido aparente, "Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.", deve ter sido feito para os brasileiros em relação a essa Copa do Mundo. Até que a danadinha é inteligente, pôs o Lula como presidente interino ou de honra de seu governo e com isso saiu ilesa de todas corrupções ocorridas nele. Está tranquila, vendo se quer ser búlgara ou macedônica, já que a disputam

  • João da Teixeira
    23/06/2018 18:29

    O BOA se desfez de meio time no meio do campeonato. Capaz de ir buscar até o goleiro Bruno para completar o time, e olha que jogando de "atacante matador", não de goleiro. O bugrão continua dando sorte, pega uma "irmã morta" para ajudar, já que o BOA é o próximo adversário na Orelha. Três pontinhos garantidos. Em compensação a Ponte, dando azar, pega o Figueira vindo em franca recuperação. Ah, coitada! Mais uma piaba a vista. Cadê o califa Carnielli? Carnielli, o piloto sumiu!

  • Tito
    22/06/2018 22:42

    Gostei do time no segundo tempo, quando passou a tocar bem a bola, fazendo o adversário correr atrás da bola. Com isso, criou espaços e perdeu muitas oportunidades de gols. Creio que com o bom segundo tempo e com a vitória o time entre mais solto no próximo jogo, e assim voltaremos a ver o bom futebol das eliminatórias.

  • TONY
    22/06/2018 21:44

    Esperemos que o Tilte fala muito tenha consciência e mantenha Douglas Costa e Furmino no time. Mas ela fala muito, comprou um livro de auto ajuda e abusa de tentar ser pastor.

  • RMaia p/ João da Teixeira
    22/06/2018 17:38

    João, o choro do Neymarketing foi mais uma jogada de marketing pessoal, um ato narcisista besta, assim como o de sua namorada e de sua irmã que tiraram selfies no campo usando roupas de uma campanha publicitária em que eram os garotos propaganda. Tudo encenado, primeiro ele se isola do grupo pra que as câmeras o focalizem só e desaba a chorar como se o choro representasse sua épica superação da lesão. Hoje a vitória foi do grupo, mas o ego de Neymarketing é maior que ele mesmo.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
21
JUN
Argentina tem dia de 7 a 1; goleada de 3 a 0 teve o mesmo dissabor dos brasileiros

No áudio Memórias do Futebol o foco é o ex-meia Ronaldinho Gaúcho e seus fantásticos dribles elásticos.

Se a Seleção Brasileira não agradou na estreia deste Mundial na Rússia, no empate por 1 a 1 com a Suíça, a Copa Rica foi bem pior na derrota para a Sérvia.

Logo, em última análise, se ambos repetirem o mesmo rendimento, pode cravar Brasil.

Enfim, a Argentina teve o seu amargo dia de 7 a 1. Claro que a goleada sofrida para a Croácia não foi tão humilhante quanto ao 7 a 1 que a Seleção Brasileira sofreu para a Alemanha, há quatro anos. Todavia, a espetada no coração foi tão dolorida quanto, na derrota por 3 a 0 para a Croácia, pela segunda rodada do Copa do Mundo da Rússia.

Sabe quando pessoas felicíssimas por algo que aconteceu pedem pra que sejam beliscadas, a fim de conferirem se é verdade?

Pois o perplexo argentino queria levar uma beliscada pra se certificar se de fato estava acordado, que não se tratava daqueles tenebrosos pesadelos.

CABALLERO

Que pesadelo que nada! O argentino esfregou o rosto de raiva quando o goleirão Caballero quis brincar de sair jogando, e por ser um grossão com a bola nos pés presentou Rebic, para que a Croácia começasse a contrariar todos os prognósticos da partida.

Haja fio de cabelo pro argentino arrancar pela nulidade do ataque de sua seleção, facilmente absorvida pela marcação dos croatas!

Nem o astro Lionel Messi escapou. Não jogou nada.

Logo, a Croácia fez opção pelo contra-ataque, explorou sabiamente a buraqueira na defensiva argentina, e deu ‘chocolate’.

CHORO DE CRIANÇA

Aí, imagens da TV Globo flagraram incrédulos ‘hermanos’ olhando para o vazio. Desolados.

Pois Mascherano, Aguero, Messi, Higuaín, e principalmente o vacilão Caballero, não dimensionaram o coração dilacerado de uma pobre criança com crise de choro, cujo pai procurava consolá-la, quando claro estava que também precisava ser consolado.

Como a Argentina ainda não foi despachada matematicamente da Rússia, o que mais se faz no momento é conta.

A melhor delas seria a Islândia perder para os nigerianos a partir do meio-dia desta sexta-feira.

Uma vitória simples da Islândia já coloca em xeque a possibilidade de classificação dos argentinos.

  • RMaia
    22/06/2018 15:52

    Os hermanos classificaram pra Copa no desespero, depois levaram uma goleada num amistoso preparatório, sintomas que algo estava errado. Eu gosto do estilo de armação tática do San Paoli, é claro que ele não contava com a besteira do goleiro e nova má atuação técnica do Messi, isso aniquila qualquer treinador. Terão vida curta se conseguirem ir a 2a fase.

  • João da Teixeira
    22/06/2018 12:04

    Os africanos da Nigéria são tão medonhos em termos de futebol, que se a Islândia tiver um pouco de paciência, goleia esse time fácil. Nigéria, cuja Capital é Abuja, mas a maior e mais importante cidade é Lagos, já foi colônia do Reino Unido, por isso a língua oficial é o inglês britânico. Falo em inglês britânico porque o inglês dos americanos quase não se consegue entender o que falam, de tanto que canibalizaram a língua "mãe". Então, ..."Do not cry for Argentina!"

  • João da Teixeira
    22/06/2018 12:03

    E hoje é a nossa vez, "Vai para o trono ou não vai? Já plagiando o Abelardo Barbosa. Se formos ver bem, estamos no mesmo barco Argentino, bons jogadores na maioria e que poderão não servirem para nada. Aguardemos...

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo